Nova data para doação de sangue é divulgada

Publicado em 08/09/2011, Por Assessoria de Imprensa

A administração pública municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemopasso, em continuidade a Campanha de Doação de Sangue divulga nova data aos interessados neste ato de solidariedade. A doação é segura e não prejudica a saúde do doador. Para coletar cerca de 450 ml de sangue, primeiramente o doador é entrevistado para a captação dos dados pessoais. Em seguida é verificada a pressão arterial, peso, pulso e altura. O próximo passo é realizar um exame rápido para constatar a dosagem de Hematócrito, teste relacionado a anemia através de uma pequena picada de agulha na extremidade de um dos dedos da mão. Se o resultado for igual ou superior a 38% a pessoa está apta para continuar o processo. Na próxima etapa é realizada uma entrevista, pelo enfermeiro onde o voluntário é questionado a respeito de complicações que o impediriam de realizar a doação. Não havendo impedimento algum, ele segue para a doação que dura de 5 a 15 minutos. Terminada a doação ele recebe um lanche e é observado pelos profissionais da saúde. Cerca de duas semanas após, o doador recebe o resultado de vários exames. A próxima data agendada para possíveis doadores irem a Passo Fundo é dia 21 de setembro, com saída em frente a Secretaria de Saúde às 6h30min. Os interessados em doar sangue e salvar vidas deverão procurar a Unidade de Saúde a qual pertence e realizar inscrição. Alguns pré-requisitos para ser doador * Estar em boas condições de saúde; * Não estar em jejum; * Ter entre 18 e 65 anos; * Peso igual ou superior a 50 quilos; * Não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação; * Apresentar documento de identidade. Quem não pode doar * Quem teve gripe ou febre nos últimos dias; * Quem tem alguma lesão no corpo (corte, ferida...); * Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses; * Gestantes ou mães que estejam amamentando; * Pessoas que passaram por cirurgia de grande porte há menos de seis meses; * Quem teve a doença ou contato com o vírus da Hepatite; * Quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses.