VII Feira do Livro movimenta Sananduva

Publicado em 02/09/2011, Por Assessoria de Imprensa

Estrutura montada, um palco, som, luzes e o público preparado para um evento recheado de atrações. Assim começou a VII Feira do Livro de Sananduva. São três dias de encontro cultural no centro da cidade dedicado aos leitores. A abertura oficial foi realizada na manhã de quinta-feira e contou com a presença de autoridades e o patrono da Feira, Dr. Valdemar Sguissardi. Com a temática Formação de Leitores: Um Salto de Qualidade Para a Escola Pública, de 1° a 3 de setembro, a leitura recebe uma atenção especial através de um espaço próprio para acontecer de forma mais intensa. “Na Feira há vários livros que a gente ainda não conhece e também temos a possibilidade de ouvir diversos escritores”, conta a aluna Larissa Tumelero Bombarda, da Escola Gentil Antonio Tonial. O evento conta com a presença de escritores como Luís Dill e Calunga, os professores Eládio Weschenfelder e Celina Dalmoro, a contadora de histórias Francisca Dal Zoto, e outros, contribuindo com seus trabalhos e suas experiências para demonstrar a importância da leitura na formação de crianças e jovens leitores. Os alunos também têm espaço para contar suas experiências. “Eu não me dava muito bem com o português e graças a leitura estou melhorando muito”, explica Sara Kételin da Silva, aluna da Escola Santa Teresinha. Entre as principais atrações preparadas estão as apresentações de peças teatrais pelos alunos do Projeto Municipal Oficina de Teatro, apresentação artística de escritores do SESC Passo Fundo, contação de histórias, encontro com os talentos locais das escolas da rede estadual de ensino, oficina de teatro com alunos da rede municipal, encontro cultural com patrono da Feira, sessão de cinema, além das intervenções artísticas divertindo a plateia. Ainda, a Tipografia Sananduva, Livraria Nobel e Bordin Livros Editora Ltda colocou a disposição dos visitantes centenas de títulos. Para Geneci Teresinha Bogoni, coordenadora da Escola Ernesto Raymundi, “os livros estão muito bons e com um preço acessível para todos que gostam de ler. É uma oportunidade de incentivar as crianças a criar o hábito da leitura e continuar a praticar isso sempre. Para os idosos é uma ótima maneira de exercitar a memória e continuar sempre ativos.”. O evento aberto ao público acontece na Praça Central Prefeito Antonio Navarini e vai até a tarde de sábado. A VII Feira do Livro é promoção da Prefeitura Municipal de Sananduva, Secretaria de Educação e Cultura e SESC Passo Fundo.