Sananduva sedia debate sobre saúde pública nos municípios da Amunor

Publicado em 19/08/2011, Por Assessoria de Imprensa

Identificar as principais demandas da saúde pública nos municípios e buscar o fortalecimento dos hospitais polos da região da Amunor. Estes foram os assuntos que fizeram parte do centro de debates na reunião realizada na manhã de sexta-feira, 19/08, no Gabinete do Executivo Municipal de Sananduva. Foram convidados os secretários de Saúde dos municípios que compõe a Associação, representantes dos hospitais referência na região e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. A reunião foi conduzida pelo presidente da Amunor – Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense, Ederildo Paparico Bachi e contou com a presença do coordenador Regional de Saúde, Dr. Alberi Grando, e o vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Júlio Stobb. Entre as principais demandas estiveram as questões referentes aos pagamentos do SUS para os hospitais, as demandas de atendimento, as melhorias do espaço físico e os valores e quantidades das AIHs. Para o coordenador Regional de Saúde, é necessário propor debates entre os municípios, mas é preciso não ultrapassar os limites. “Eu tomo decisões, mas é preciso assumir as responsabilidades”, declarou Grando ao mencionar a importância da participação dos municípios no Cogere – Colegiado de Gestão Regional, cujo espaço é dedicado a gerar novas possibilidades de gestão no âmbito do SUS. No Cogere, as questões sobre saúde pública nos municípios são apontadas e as decisões ocorrem por consenso dos gestores, pressupondo o envolvimento e compromisso de todos nas prioridades. Para finalizar, o presidente da Amunor indicou um responsável para acompanhar o levantamento dos hospitais quanto a melhorias físicas, estabelecendo um prazo para entrega do documento. Também solicitou que os secretários se comprometam em participar das reuniões do Cogere e que falem em nome da Amunor.