Recursos do “Concerto Livro e Cultura” beneficiam a Biblioteca Pública Municipal

Publicado em 11/08/2011, Por Assessoria de Imprensa

Ler é um ato cultural de grande importância, e dentro deste contexto a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, juntamente com o Coro Resonare, de Passo Fundo, tiveram a iniciativa de realizar no dia 09 de julho, o “Concerto Livro e Cultura”, onde os sananduvenses puderam prestigiar um espetáculo musical. O público teve a oportunidade de viajar por períodos históricos ao som de renomados compositores, como Mozart, Vivaldi, Verdi entre outros, interpretados pelo Coro Resonare. Como a leitura faz parte de um processo que está historicamente ligado à educação, a ela cabe a função de formar leitores e desenvolver o hábito de ler. Com isso a linguagem é fornecida e contribui para que o homem se identifique como ser humano, podendo assim comunicar-se, posicionar-se e trocar experiências com seu grupo social. A prática da leitura leva o leitor a conhecer outras formas de cultura além da sua, podendo assim discernir entre a sua verdade que jamais é absoluta e as verdades múltiplas fornecidas pelo mundo. A compreensão da leitura deve ser percebida em suas diferentes dimensões, as quais envolvem informação, lazer, fruição, formação, além de ampliar conhecimentos e horizontes, pois dessa forma acontece um maior comprometimento do leitor com o contexto social que o cerca. Para incentivar os leitores sananduvenses e a fim de incrementar o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Sananduva, os recursos provenientes do “Concerto Livro e Cultura” foram utilizados para a aquisição de aproximadamente 180 exemplares de livros. De acordo com as funcionárias da Biblioteca, a busca pelos novos exemplares foi surpreendente já no primeiro dia que eles estavam disponíveis para empréstimo, demonstrando que a leitura do livro impresso tem grandes adeptos no Município, mesmo na era tecnológica.