Atividades do Programa Gestar II em Sananduva

Publicado em 30/05/2011, Por Assessoria de Imprensa

A administração pública municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, aderiu ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, no qual passa a oferecer formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. As oficinas do Gestar II são realizadas quinzenalmente na Escola Municipal Santa Teresinha. O Programa em Sananduva iniciou em fevereiro de 2011, na abertura do ano letivo. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância. O Gestar II visa a reorientação da prática escolar de forma a propiciar que os alunos do 6º ao 9º ano tenham acesso aos conhecimentos linguísticos e matemáticos necessários ao exercício da cidadania. O Gestar II também atua para melhorar os indicadores de qualidade do professor de ensino aprendizagem através das oficinas orientadas por um formador-tutor. Para a professora cursista Carmen Mezzomo, as oficinas quinzenais oferecem uma nova estratégia de atuação e como adequá-las a sala de aula. “Já foram aplicadas várias práticas junto aos alunos e eles demonstraram maior interesse e motivação em aprender”, comenta a cursista. A orientadora das oficinas de matemática, professora Rozemeri Simionatto de Souza, salienta que para cada área temática o Programa inclui discussões sobre questões práticas e teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. A professora tutora Maristela Pires de Lima, diz que o Gestar II vem contribuir com a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa, apresentando trabalhos diversificados e troca de experiências. “As atividades que o Gestar II nos proporciona atrai o interesse dos alunos”, explica a professora Deise Navarini. “A partir das discussões acerca do tema conseguimos tirar proveito e adequá-lo nas nossas práticas pedagógicas em sala de aula”, diz a professora Denaína Colombelli. Para outras informações sobre o Gestar II, visite o blog www.gestarsananduva.blogspot.com.