Comunidade São Cristóvão recebe o Programa Prefeitura nos Bairros

Publicado em 11/05/2011, Por Assessoria de Imprensa

A descentralização dos serviços da Prefeitura Municipal promovida pelo Programa Prefeitura nos Bairros começa a reafirmar seu sucesso. Isso porque foram registradas cerca de 300 visitas durante todo o dia de ação do Programa no Bairro São Cristóvão, realizado durante o sábado (30), das 8h às 16h, no salão comunitário. O objetivo do Programa é fomentar cada vez mais o desenvolvimento do Município com a aproximação e participação das comunidades junto às ações planejadas e desenvolvidas pela atual gestão pública. Além dos serviços prestados pelas secretarias, o Grupo da Terceira Idade, os alunos do PETI e das Escolas Tia Salete e Gentil Antonio Tonial fizeram suas apresentações. Para dona Juvenira Chavier, 75 anos, “é maravilhoso o Programa Prefeitura nos Bairros porque facilita o acesso aos serviços”. Em breve avaliação, a coordenação geral do evento explica que a cada encontro vem se aperfeiçoando mais e que vai responder a todas as solicitações definidas como prioridade. Os serviços mais procurados O Programa prevê atenção especial ao Bairro em questão, realizando com uma semana de antecedência um mutirão de trabalhos no local. As secretarias de Obras e de Serviços Urbanos disponibilizaram máquinas e funcionários durante uma semana para serviços como manutenção da rede de iluminação pública (troca de 100% das lâmpadas do Bairro), limpeza das ruas, retirada de lixo e entulho, recuperação de calçamentos, melhorias em ruas não pavimentadas (britagem e patrolamento), entre outros. Já a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente novamente distribuiu mudas e fez vacinação anticoncepcional em cadelas e gatas. A Assistência Social foi destaque com os cortes de cabelo. A Secretaria de Educação e Cultura inovou com o laboratório de informática disponível para a comunidade, torneio de fustsal com os alunos do Programa Futsal – Parceiro na Educação e os brinquedos infláveis para as crianças. A Secretaria da Saúde realizou orientação aos moradores sobre saúde bucal, verificou a pressão arterial, realizou teste de diabetes, serviços especiais para o Grupo de Hipertensos e Diabéticos (com entrega de medicamentos, vacinas contra gripe sazonal e H1N1, dinâmica com profissional de educação física e orientações com fisioterapeuta). A Secretaria também fez um mutirão de consultas e agendamentos na nova Unidade de Saúde do Bairro. Atendimentos realizados pelo Executivo Municipal O prefeito municipal e o vice-prefeito estiveram no local durante o dia todo para ouvir as reivindicações dos moradores e para falar das ações realizadas no Bairro. A tarde iniciou com reuniões previamente agendadas, onde a administração municipal atendeu as lideranças da comunidade que manifestaram interesse de atenção especial as suas demandas. Os atletas do time Esporte Clube União solicitaram o apoio do Executivo na aquisição do terreno para construção de um campo de futebol. Foi definido que o representante Fernando Ribeiro se responsabiliza em agendar o dia para a análise nos terrenos previstos. Outra reunião realizada foi com a Associação dos Moradores do Bairro, onde os membros requereram o apoio da administração municipal na sinalização do Bairro, atenção aos terrenos baldios, coleta de lixo e para calçamentos. No ato, o prefeito Antonio Roberto Caldato efetuou a assinatura do contrato para a construção do calçamento na Rua Marechal Cândido Rondon e parte da Rua Assis Brasil, e, ainda, autorizou o secretário responsável a planejar e executar a canalização da Rua José Morello. Inauguração da nova Unidade de Saúde do Bairro São Cristóvão Durante o mutirão de consultas na parte da manhã, enquanto dona Maria Teresinha Fortuna aguardava para entrar na sala de consulta, aproveitou para parabenizar o Executivo Municipal e toda a comunidade do Bairro São Cristóvão pela nova Unidade de Saúde. À tarde, após encerrados os trabalhos no salão comunitário, os moradores foram convidados para participar da inauguração da Unidade de Saúde do Bairro São Cristóvão. A reforma e ampliação foram orçadas em aproximadamente R$ 360 mil, sendo R$ 100 mil recursos do Ministério da Saúde (através de emenda do deputado Vilson Covatti) e R$ 260 mil de recursos próprios do Município. A nova estruturação do espaço físico dará mais comodidade e conforto aos usuários dos serviços de saúde, proporcionando melhor qualidade no atendimento para cerca de 933 famílias. Em pronunciamento, a secretária da Saúde Karen Fincato destacou seus agradecimentos ao Poder Executivo por iniciar e concluir a obra e por entender a importância desta para a comunidade. Também agradeceu a todos os funcionários que se empenharam e contribuíram com os trabalhos na Unidade. O prefeito Antonio Roberto Caldato manifestou sua alegria em entregar o posto para os moradores do Bairro. “É uma satisfação muito grande poder entregar esta obra a vocês. Tenho certeza que será de grande utilidade e que todos vão zelar por ela. Quando falamos em educação e saúde estamos falando de investimento em pessoas que é o bem mais precioso que existe”, afirmou o prefeito. Após os pronunciamentos, o padre Édio Brezolin e o pastor Ermindo Benedetti deram suas bênçãos no local. Descerrada a placa inaugural da Unidade de Saúde, o público foi convidado para visitação.